O texto inicia ressaltando as transformações científicas e tecnológicas ocorridas, onde estão ligadas intimamente com as alterações que vêm ocorrendo nas relações e nas formas de organização social.
É ressaltado no texto que, só ocorrem mudanças na sociedade, ou em qualquer área da vida, quando muda a idéia geral de ordem. Maria Helena Bonilla diz que se pode perceber as diferentes idéias de ordem ao se comparar a cosmovisão da sociedade Medieval, da sociedade Moderna e da sociedade Contemporânea.
A cosmovisão Medieval era a de uma ordem atemporal (eterna), em que cada coisa tinha seu lugar natural. Na cosmovisão Moderna, hegemônica ainda hoje, as formas de pensamento e de conceitualização estão relacionadas à linguagem e às tecnologias da escrita. Já a cosmovisão contemporânea tem mostrado que nenhum sistema pode ser olhado como se fosse isolado por completo e auto-determinado, e nenhuma imagem ou analogia é equivalente ao próprio objeto, pois elas estão impregnadas pelo viés de quem as está enunciando.
Enquanto a noção de ordem da escola é a da modernidade, a noção de ordem do mundo fora da escola tende a ser a da cosmovisão contemporânea, que já se faz presente em muitos âmbitos da vida, principalmente da vida dos jovens-alunos. Muitos professores infelizmente ainda não conseguiram sair do casulo em que se encontram segundo Maria Helena Bonilla, ou seja, estão não perceberam as mudanças que estão ocorrendo no mundo, dentro e fora da escola.
Por fim o texto diz que é preciso que haja uma transformação na sala de aula onde ocorra uma transformação profunda. E que é necessário entendermos a tecnologia não apenas como o fazer, mas também como o dizer, o entender, o intencionar o que se faz.
Chapter 6- Place of schools in society
Há 11 anos
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